A tecnologia tem avançado consideravelmente nos últimos dias, e com isso novos hábitos no meio social vão surgindo. Constantemente, as pessoas são bombardeadas de informações, isso porque com apenas um clique, nos aparelhos celulares inteligentes, se consegue acessar uma gama de conteúdos. Deste modo, o aparelho que antes era usado apenas para se comunicar, hoje possui inúmeras funcionalidades. Percebe-se então que, com a evolução tecnológica muita coisa mudou, facilitou em diversos setores, a vida e o cotidiano das pessoas.
Assim, podemos perceber o quanto mudou o modo de viver e de se comunicar das pessoas, tanto no meio profissional, quanto pessoal, bem como no meio educacional, ou seja, o modo de ensinar e aprender também vêm sendo modificados ao longo dessas décadas. Principalmente, com o advento do ensino remoto, em decorrência do isolamento social que estamos vivenciando, em que fazemos uso constante das novas tecnologias. Seja por videoconferência via, plataformas digitais, como o Google Meet, seja em conversas através de grupos de Whatsapp, ou outros meios, percebemos que estamos mudando enquanto pessoas, enquanto seres humanos.
Essas mudanças são como um termômetro no meio educacional, evidenciando que a escola precisa acompanhar o ritmo com que evoluem a tecnologia e a humanidade. Desse modo, o uso do aparelho celular na sala de aula pode se configurar como uma evolução do modo como se ensina e aprende os conteúdos matemáticos previstos no currículo escolar.
O telefone celular que, em décadas anteriores, era utilizado apenas para falar com pessoas distantes de nós, é hoje uma extensão do próprio corpo do ser humano.
Com tantas utilidades, os telefones inteligentes além de serem utilizados para a comunicação com outras pessoas, seja através da realização de ligações, e/ou por meio de mensagens, serve também para tirar fotos, gravar vídeos, e ainda como entretenimento com o uso de aplicativos de jogos e desafios, entre outras funcionalidades.
Utilizamos esses aparelhos em vários momentos da nossa vida, desde a hora em que acordamos, com a função de despertador, quando na oportunidade a primeira coisa que fazemos é olhar sua tela para verificar se chegou alguma mensagem, até o momento em que vamos dormir. Entre os jovens, nativos digitais, a frequência com que utilizam esses aparelhos, não difere, eles estão constantemente conectados aos celulares.
A utilização dos celulares inteligentes é hoje imprescindível, principalmente com o surgimento dos aplicativos de telefonia móvel, que nos ajudam constantemente em nosso cotidiano. Existem aplicativos para fazer compras, pagar boletos sem precisar enfrentar filas, e até mesmo em tempos de pandemia, como esse em que estamos vivendo, há aplicativos que monitoram o isolamento social entre as pessoas.
Do mesmo modo que esses aplicativos auxiliam em nosso dia a dia, existem aplicativos voltados à realização de atividades educativas, que podem auxiliar na aprendizagem dos alunos. Nesse caso, se faz necessária, a orientação por parte dos docentes para que os alunos aprendam a utilizar esses aparelhos e aplicativos de maneira eficiente e, consequentemente tenham um melhor aproveitamento desses recursos, em relação aos seus estudos e desenvolvimento do conhecimento matemático.
Em nossa pesquisa, esta que originou este site, utilizamos vários aplicativos, cada um com suas funcionalidades, que muito nos ajudou em relação ao desenvolvimento da nossa investigação, bem como evidenciou que esses recursos podem potencializar a aprendizagem de conteúdos matemáticos, como Área e Perímetro.