As atividades sugeridas atuam como proposta pedagógica, podendo ser realizadas pelos docentes em suas aulas de Matemática, aquelas que abordam os conteúdos: Área e Perímetro de figuras geométricas planas. As quais, pretendem instruir os alunos a utilizarem o aparelho celular, de forma eficiente, para o desenvolvimento de sua aprendizagem, de maneira ativa, sobre os conceitos que envolvem esses conceitos.
Vale a pena lembrar que, para a realização dessas atividades, serão utilizadas as metodologias de aprendizagem ativa: Instrução por Pares, e Gamificação. Nas quais, sugerimos o uso dos aplicativos e plataformas digitais: Socrative, e Kahoot. Sugerimos ainda o uso do Padlet como repositório dos conteúdos a serem utilizados pelos alunos, para a realização dos seus estudos prévios, conforme as explicações seguintes.
É importante ressaltar que, estas atividades apresentam-se como sugestões, podendo ser adaptadas pelos professores, para serem trabalhadas abordando conteúdos diversos. Enfatizamos ainda, que elas podem ser ajustadas, inclusive, para serem utilizadas por professores de outras áreas do conhecimento, abordando quaisquer conteúdos e assuntos, que assim o desejarem.
Construção de um repositório de conteúdos, a serem estudados pelos alunos de forma prévia.
Construa um mural com os conteúdos a serem estudados pelos alunos, contendo diferentes formatos, como slides, videoaulas, PDF, podcast, indicações de sites, entre outros. Em seguida, disponibilize o link de acesso, a esses conteúdos, previamente, com pelo menos uma semana de antecedência à realização da aula. Para o desenvolvimento desse momento sugerimos o uso do Padlet, como repositório dos conteúdos. No entanto, enfatizamos que o docente pode escolher o aplicativo ou plataforma que melhor lhe convém.
No mural, também deve conter algumas orientações do professor da disciplina, direcionadas ao aluno, por exemplo: "Escolha pelo menos um, dentre os tipos de abordagens propostas, relacionados ao conceito de Perímetro de uma região plana, e em seguida realize as questões que se seguem". É importante que o professor disponibilize pelo menos duas ou três questões, referentes aos conteúdos, no mural.
Feito isso, os alunos terão acesso aos conteúdos e poderão realizar seus estudos no momento e lugar que desejarem fazê-lo. É importante ainda que, o docente enfatize aos alunos a importância da realização dos seus estudos de forma prévia, ou seja, momentos antes da aula. Pois, esse método de ensino ativo só terá êxito com esta ação dos alunos.
Exposição, de forma rápida, dos tópicos do conteúdo, que serão trabalhados durante à aula.
Nesse momento o professor realizará uma explicação dos tópicos, referentes ao conteúdo previamente estudado pelos alunos. Como estes, já responderam a um pequeno questionário, disponibilizado junto aos conteúdos, o professor saberá os pontos principais que devem ser abordados. Espera-se, nesse momento, que os alunos tenham realizado estudos prévios sobre o conteúdo.
É importante destacar que, entre uma aula e outra, o professor precisa disponibilizar um questionário ao aluno, contendo pelo menos três questões. Pois, isso servirá como trilha que, ajudará o docente a compreender as dificuldades dos alunos, em relação ao conteúdo a ser abordado durante à realização da aula. Assim, o docente fará uma revisão assertiva, de forma sucinta, do conteúdo abordado.
Realização das atividades, podendo acontecer de maneira individual ou em equipe.
O momento de realização das atividades poderá acontecer de duas maneiras: utilizando a Instrução por Pares, em conjunto com a Gamificação; Ou utilizando apenas a Gamificação. Para a primeira opção, sugerimos o uso do Socrative. Já para a segunda, a nossa sugestão é que o docente utilize o Kahoot. Entretanto, frisamos que o professor pode ficar à vontade para escolher quais aplicativos desejarem.
Nas duas opções o professor disponibilizará as questões aos alunos, após a conclusão da revisão. Considerando a primeira opção, a realização das atividades poderá acontecer de forma individual e/ou em equipe, a depender do porcentual de acertos que alunos obtiverem. Isso faz com que as aulas sejam dinâmicas e imprevisíveis, promovendo o desenvolvimento do protagonismo do aluno, uma vez que ele é o ator principal, e precisa ser ativo no processo de desenvolvimento da sua própria aprendizagem.
Já na segunda opção, após realizar a revisão, o docente disponibilizará um game, contendo questões e desafios, aos alunos que o realizarão de maneira individual. Devendo haver os comentários da realização das questões após a conclusão do game.
Destacamos que, em ambas as opções de atividades, ao final deverá acontecer a formação de pódios, com uma premiação singela, que pode ser uma pontuação, ou até mesmo livros, entre outras alternativas, já que se tratam de atividades gamificadas.