“O sucesso do aluno é o sucesso do professor!” Esta é uma frase que virou clichê no meio educacional. Isso porque, na maioria das vezes, o aluno se espelha nas atitudes que o seu professor costuma ter em sala de aula, uma vez que este é um formador de opiniões. Por isso, é importante que o professor atente a ser o melhor exemplo para o seu aluno, e não apenas isso, mas que também se preocupe com a construção do conhecimento dele, de maneira que faça sentido a sua vida. Pois, a aprendizagem é um processo que se desenvolve de maneira contínua, a partir do contato com pessoas e lugares diferentes.
Assim, se faz necessária a incorporação de métodos inovadores de ensino e aprendizagem no âmbito educacional, que conduzam o aluno ao desenvolvimento de sua própria aprendizagem. Na metodologia de aprendizagem ativa, esse aluno aprende conteúdos que fazem sentido ao seu desenvolvimento de modo integral, de maneira a se tornar um cidadão atuante na sociedade em que está inserido. Além disso, com a utilização dessa metodologia, o aluno é o centro no processo de ensino e aprendizagem, conforme ilustra a Figura abaixo.
Reafirmando então, a importância de incorporar metodologias de aprendizagem ativa na sala de aula, Moran (2018, p. 4), enfatiza que: “as metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando, desenhando, criando, com orientação do professor”. Para esse autor, metodologias de aprendizagem ativa são caminhos que conduzem o aluno ao pleno desenvolvimento de competências e habilidades de forma ativa, ou seja, o aluno é o protagonista da sua própria aprendizagem, ele aprende de maneira ativa no processo de construção do conhecimento, passando a ser ativo, autônomo e competente.
No processo de aprendizagem ativa, o professor é um mentor/orientador que direciona o aluno a desenvolver pensamentos habilidosos na resolução de desafios concretos, que farão sentido a sua vida, a partir da valorização do que ele já sabe e respeitando o tempo de aprendizado de cada um.
Destacamos que a pesquisa que originou o presente ambiente virtual, teve como suporte teórico os estudos de Moran (2012, 2013, 2018), o qual é um defensor das metodologias de aprendizagem ativa, e trata da inserção de Tecnologias Digitais no meio educacional. Bem como, nos apoiamos nos estudos de Mazur (2015), no que se refere a metodologia ativa Instrução por Pares (Peer Instruction), que em conjunto com a Gamificação, foi trabalhada em nossa pesquisa.