A Matemática tem papel fundamental no desenvolvimento das pessoas, e consequentemente da sociedade, sendo necessária à utilização de novas abordagens metodológicas no ensino dessa ciência. As quais precisam ser voltadas à formação do cidadão desenvolvido intelectualmente, capaz de posicionar-se diante das mais diferentes situações que possam ser enfrentadas em seu cotidiano, e conseguir resolvê-las de variadas maneiras, ou seja, um cidadão crítico, competente e atuante em sociedade em que vive.
Apesar da sua importância, a Matemática tem se apresentado como uma disciplina temida pelos alunos, principalmente das escolas públicas, sendo responsável por grande parte da evasão escolar.
Há algumas décadas a tecnologia vem evoluindo, se reinventando e ganhando espaço para as mais diversas transformações que oferecem. No entanto, o caminho para se chegar a esse desenvolvimento não foi fácil. Foi preciso muitos investimentos, dedicação e pesquisas para a concretização desses projetos. Pois, nem sempre acertamos da primeira vez, existe sempre os primeiros protótipos, várias tentativas e erros cometidos, até se alcançar o mais belo que a tecnologia tem a oferecer. O interessante é que não para, descobre-se algo novo agora, e já é um incentivo para mais uma transformação no mundo tecnológico, ou seja, a tecnologia está em constante evolução.
Quando falamos em tecnologias, lembramos que elas estão fortemente ligadas ao meio educacional. Isso acontece, desde os tempos mais remotos, com a invenção da caneta esferográfica, do caderno, da lousa (quadro-negro), o giz, o apagador, o livro, e até mesmo os jogos educacionais e materiais concretos, entre outras tecnologias que, ajudaram e continuam ajudando na produção do conhecimento nos ambientes formais de aprendizagem como a escola.
Com a evolução tecnológica surge o aparelho celular inteligente, o chamado smartphone, o qual pode ser considerado um computador de bolso. Esse aparelho vem sendo muito utilizado por milhares de pessoas, diariamente, em todo o planeta, seja para a comunicação, realização de tarefas bancárias, compras em sites e aplicativos, momentos de lazer (jogos e entretenimento), entre outras funcionalidades que pode nos oferecer.
Apesar do avanço das Tecnologias Digitais, como os celulares inteligentes, que vêm ganhando espaço no meio social, a grande maioria das escolas tem privado os seus alunos de fazerem uso dessas tecnologias, na sala de aula.
As dificuldades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos são notórias, o que é muito preocupante para os professores dessa disciplina. Principalmente, em se tratando de alunos do Ensino Médio, prestes a ingressar na Universidade, o que acarreta uma responsabilidade ainda maior para o docente.
É importante ressaltar que os alunos do século XXI, os nativos digitais, já não se interessam por métodos de ensino considerados “ultrapassados”, nem tão pouco na realização de aulas monótonas e cansativas. Nesse sentido, é preciso reinventar o fazer docente para que o aluno sinta-se atraído a continuar estudando, e consequentemente torne-se um ser ativo, curioso e questionador.
Como sabemos, o conhecimento Matemático é algo que se constrói de forma ativa, e o professor é o mediador nessa construção. Desse modo, é importante pensar na busca por metodologias que proporcionem e desenvolvam o engajamento na sala de aula, a interação e a interatividade, para que a escola venha de fato cumprir com o seu papel que é formar o cidadão, autônomo, solidário e competente, em sua integralidade. De maneira que, desenvolva, além da autonomia, a sua capacidade de leitura do mundo.
Nesse sentido, associada ao uso das Tecnologias Digitais Móveis está a implementação de metodologias de aprendizagem ativa. Estas se apresentam como caminhos a serem explorados, na sala de aula do professor de Matemática. De modo que, conduzam o aluno, nativo digital, ao seu desenvolvimento ativo, bem como no aprimoramento de conhecimentos já adquiridos ao longo da sua vida e, na construção de outros novos.
Diante do exposto, o desenvolvimento da pesquisa, que originou este ambiente virtual, se mostrou importante, tendo sido trabalhados, os conteúdos: Área e Perímetro de figuras geométricas planas, com a utilização de metodologias de aprendizagem ativa e Tecnologias Digitais Móveis, a saber, o celular inteligente e aplicativos para este.
Este site foi pensado a partir do desenvolvimento das atividades da pesquisa, voltadas para a aprendizagem ativa dos alunos da 1ª série do Ensino Médio. Trazendo como proposta pedagógica para as aulas de Matemática, que envolvem os eixos temáticos, Grandezas e Medidas, e Geometria, à utilização de metodologias de aprendizagem ativa, em conjunto com Tecnologias Digitais Móveis, a saber o celular e aplicativos para este.
Nessa lógica, aqui serão apresentadas as propostas de atividades a serem desenvolvidas por professores de Matemática, utilizando as metodologias ativas: Instrução por Pares e Gamificação. Em conjunto com os aplicativos: Socrative e o Kahoot. Conforme esta primeira metodologia ativa, adotada na pesquisa, o professor disponibiliza o conteúdo aos alunos, anteriormente, para que eles realizem seus estudos previamente. Assim, ao chegar na aula o docente revisa os tópicos dos conteúdos e, na sequência, aplica as atividades. Para tanto, a nossa proposta é que o aluno tenha em mãos um repositório de acesso a esses conteúdos, para que possam estudar de acordo com sua disponibilidade de tempo e espaço, assim, em nossa pesquisa, utilizamos o Padlet.
Esperamos que a nossa proposta possa contribuir para a inserção do uso do celular na sala de aula e, também com a utilização das metodologias de aprendizagem ativa, como recursos educacionais no cotidiano escolar. Contudo, é importante ressaltar que, propomos aqui apenas algumas das várias metodologias ativas que podem ser utilizadas no contexto escolar, bem como aplicativos diversos, além do que sugerimos, e o professor de Matemática pode explorar esses recursos, os quais estão disponíveis em diversos meios, no mundo virtual.