Para a realização das atividades utilizando o conjunto, Instrução por Pares e Gamificação, o docente deverá disponibilizar os conteúdos, Área e Perímetro de figuras geométricas planas, com antecedência aos alunos, que deverão realizar seus estudos previamente. Salientamos que os conteúdos devem ser disponibilizados em diferentes formatos, como slides, PDF, podcast, videoaula, indicações de sites, entre outros, para que o aluno possa escolher o que mais lhe agrada e/ou melhor se adéqua a sua realidade, e assim possa realizar seus estudos de maneira livre e confortável.
Enfatizamos ainda que, o conteúdo precisa ser disponibilizado com até uma semana de antecedência, para que o aluno tenha tempo de estudá-lo. Sugerimos a construção de um mural no Padlet, pois assim o aluno terá acesso aos conteúdos em qualquer hora e espaço físico, que tenha internet, para realizar seus estudos.
É importante lembrar que esta sequência de atividades contém questões simples, porém contextualizadas, nas quais os níveis de dificuldade vão subindo gradativamente, a cada questão. Inclusive, elas podem ser adaptadas pelo professor da disciplina de Matemática, conforme a necessidade.
Professor, após realizar uma revisão rápida, sobre Perímetro de uma região quadrada, podendo esta acontecer a partir da utilização de slides, disponibilize a seguinte atividade ao aluno, por meio do Socrative.
1. (SIMAVE/PROEB – 2011/ADAPT.) Maria leva sua avó todos os dias para caminhar em uma praça. Essa praça possui um formato quadrado e seu lado mede 100 metros de comprimento, como mostra ao lado.
Considerando que elas percorrem uma volta completa, qual é a distância diária percorrida por Maria e sua avó nessa praça?
a) 400 m
b) 400 m2
c) 10000 cm
d) 10000 m2
1. Inicialmente o aluno deverá resolver a questão de maneira individual. O tempo para a realização desta atividade deverá ser acordado com os alunos, no entanto, é importante não exceder os 10 minutos nesse primeiro momento.
2. Após a resolução da questão, de maneira individual, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Dependendo do resultado, a aula pode seguir de maneiras distintas:
a) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for entre 30 e 70%:
O professor deverá direcionar os alunos a formarem equipes de no máximo 4 participantes. Devendo orientá-los a conversarem entre eles, sobre a resolução da questão, de modo que tentem convencer um ao outro de que sua resposta é a correta.
Atenção! Professor, no ato da formação das equipes, certifique-se de que pelo menos um componente de cada equipe tenha acertado a questão.
O tempo para a conversa entre os colegas não deve exceder os 5 minutos.
Após o diálogo entre os participantes o professor deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, desta vez a mesma resposta para a equipe. Utilizando o mesmo aplicativo.
Após a resolução da questão, em equipe, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
b) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for menor que 30%:
O professor deverá retomar a revisão sobre Perímetro de uma região quadrada, de maneira mais detalhada, visando sanar as dúvidas dos alunos. Podendo ainda, fazer uma revisão sobre as operações básicas da Matemática.
Em seguida, o docente deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, de maneira individual. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
Professor, após realizar uma revisão rápida sobre Perímetro de uma região retangular, podendo esta acontecer a partir da utilização de slides, disponibilize a seguinte atividade ao aluno, por meio do Socrative.
2. (Brainly/ADAPT.) Otávio comprou um terreno com o formato retangular, medindo 60 metros de comprimento por 80 metros de largura, conforme a figura. Visando preservar a vegetação presente em seu terreno, Otávio deseja cercá-lo com 4 voltas de arame farpado. Calcule quantos metros de arame farpado serão necessários para cercar o terreno.
a) 280 m
b) 1120 m
c) 4800 m2
d) 560 m
1. Inicialmente o aluno deverá resolver a questão de maneira individual. O tempo para a realização desta atividade deverá ser acordado com os alunos, no entanto, é importante não exceder os 10 minutos nesse primeiro momento.
2. Após a resolução da questão, de maneira individual, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Dependendo do resultado, a aula pode seguir de maneiras distintas:
a) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for entre 30 e 70%:
O professor deverá direcionar os alunos a formarem equipes de no máximo 4 participantes. Devendo orientá-los a conversarem entre eles, sobre a resolução da questão, de modo que tentem convencer um ao outro de que sua resposta é a correta.
Atenção! Professor, no ato da formação das equipes, certifique-se de que pelo menos um componente de cada equipe tenha acertado a questão.
O tempo para a conversa entre os colegas não deve exceder os 5 minutos.
Após o diálogo entre os participantes o professor deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, desta vez a mesma resposta para a equipe. Utilizando o mesmo aplicativo.
Após a resolução da questão, em equipe, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
b) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for menor que 30%:
O professor deverá retomar a revisão sobre Perímetro de uma região retangular, de maneira mais detalhada, visando sanar as dúvidas dos alunos. Podendo ainda, fazer uma revisão sobre as operações básicas da Matemática.
Em seguida, o docente deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, de maneira individual. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
Professor, após realizar uma revisão rápida sobre Área de uma região triangular, podendo esta acontecer a partir da utilização de slides, disponibilize a seguinte atividade ao aluno, por meio do Socrative.
3. (Brainly/ADAPT.) O triângulo a seguir representa um terreno, adquirido por Virgínia, que será impermeabilizado para receber as obras futuras. O metro quadrado do material impermeabilizante custa R$ 10,00. Calcule o valor que será gasto na compra desse material.
a) R$ 300,00
b) R$ 350,00
c) R$ 1500,00
d) R$ 3.000,00
1. Inicialmente o aluno deverá resolver a questão de maneira individual. O tempo para a realização desta atividade deverá ser acordado com os alunos, no entanto, é importante não exceder os 10 minutos nesse primeiro momento.
2. Após a resolução da questão, de maneira individual, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Dependendo do resultado, a aula pode seguir de maneiras distintas:
a) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for entre 30 e 70%:
O professor deverá direcionar os alunos a formarem equipes de no máximo 4 participantes. Devendo orientá-los a conversarem entre eles, sobre a resolução da questão, de modo que tentem convencer um ao outro de que sua resposta é a correta.
Atenção! Professor, no ato da formação das equipes, certifique-se de que pelo menos um componente de cada equipe tenha acertado a questão.
O tempo para a conversa entre os colegas não deve exceder os 5 minutos.
Após o diálogo entre os participantes o professor deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, desta vez a mesma resposta para a equipe. Utilizando o mesmo aplicativo.
Após a resolução da questão, em equipe, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
b) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for menor que 30%:
O professor deverá retomar a revisão sobre Área de uma região triangular, de maneira mais detalhada, visando sanar as dúvidas dos alunos. Podendo ainda, fazer uma revisão sobre as operações básicas da Matemática.
Em seguida, o docente deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, de maneira individual. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
Professor, após realizar uma revisão rápida sobre as Áreas das regiões quadrada e retangular, podendo esta acontecer a partir da utilização de slides, disponibilize a seguinte atividade ao aluno, por meio do Socrative.
4. (Brainly/ADAPT.) A piscina quadrada foi construída num terreno retangular, na casa de Dayane conforme figura a seguir. Porém, ela não está satisfeita com a estética da sua área de lazer, e deseja colocar gramas em volta da piscina. Para isso, ela precisa calcular o quanto vai gastar, em dinheiro. Sabendo que o m² de grama custa R$ 5,00, quanto Dayane gastará?
a) R$ 80,00
b) R$ 220,00
c) R$ 480,00
d) R$ 560,00
1. Inicialmente o aluno deverá resolver a questão de maneira individual. O tempo para a realização desta atividade deverá ser acordado com os alunos, no entanto, é importante não exceder os 10 minutos nesse primeiro momento.
2. Após a resolução da questão, de maneira individual, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Dependendo do resultado, a aula pode seguir de maneiras distintas.
a) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for entre 30 e 70%:
O professor deverá direcionar os alunos a formarem equipes de no máximo 4 participantes. Devendo orientá-los a conversarem entre eles, sobre a resolução da questão, de modo que tentem convencer um ao outro de que sua resposta é a correta.
Atenção! Professor, no ato da formação das equipes, certifique-se de que pelo menos um componente de cada equipe tenha acertado a questão.
O tempo para a conversa entre os colegas não deve exceder os 5 minutos.
Após o diálogo entre os participantes o professor deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, desta vez a mesma resposta para a equipe. Utilizando o mesmo aplicativo.
Após a resolução da questão, em equipe, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
b) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for menor que 30%:
O professor deverá retomar a revisão sobre Área das regiões quadrada e retangular, de maneira mais detalhada, visando sanar as dúvidas dos alunos. Podendo ainda, fazer uma revisão sobre as operações básicas da Matemática.
Em seguida, o docente deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, de maneira individual. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
Professor, após realizar uma revisão rápida sobre as Áreas do retângulo e do trapézio, podendo esta acontecer a partir da utilização de slides, disponibilize a seguinte atividade ao aluno, por meio do Socrative.
5. (Nova Escola/ADAPT.) A figura abaixo representa a planta de um terreno retangular, adquirido por José, onde será construída uma oficina mecânica. Dentro dessa oficina será construído um depósito para as peças de veículos. Sabendo que toda a oficina, exceto o depósito, terá cerâmica colocada no chão, determine a medida da área onde será revestida com cerâmica.
a) 225 m2
b) 160 m
c) 1275 m2
d) 1500 m2
1. Inicialmente o aluno deverá resolver a questão de maneira individual. O tempo para a realização desta atividade deverá ser acordado com os alunos, no entanto, é importante não exceder os 10 minutos nesse primeiro momento.
2. Após a resolução da questão, de maneira individual, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Dependendo do resultado, a aula pode seguir de maneiras distintas.
a) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for entre 30 e 70%:
O professor deverá direcionar os alunos a formarem equipes de no máximo 4 participantes. Devendo orientá-los a conversarem entre eles, sobre a resolução da questão, de modo que tentem convencer um ao outro de que sua resposta é a correta.
Atenção! Professor, no ato da formação das equipes, certifique-se de que pelo menos um componente de cada equipe tenha acertado a questão.
O tempo para a conversa entre os colegas não deve exceder os 5 minutos.
Após o diálogo entre os participantes o professor deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, desta vez a mesma resposta para a equipe. Utilizando o mesmo aplicativo.
Após a resolução da questão, em equipe, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
b) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for menor que 30%:
O professor deverá retomar a revisão sobre as Áreas do retângulo e do trapézio, de maneira mais detalhada, visando sanar as dúvidas dos alunos. Podendo ainda, fazer uma revisão sobre as operações básicas da Matemática.
Em seguida, o docente deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, de maneira individual. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
Professor, após realizar uma revisão rápida sobre as Áreas do retângulo, trapézio e do círculo, podendo esta acontecer a partir da utilização de slides, disponibilize a seguinte atividade ao aluno, por meio do Socrative.
6. (Nova Escola/ADAPT.) Júlia possui um terreno com formato retangular medindo 15 metros de comprimento por 6 metros de largura onde gostaria de construir uma área de churrasqueira com formato de trapézio retângulo, de acordo com a figura abaixo. Além disso, também construirá uma piscina com 4 metros de diâmetro. E ainda, deseja colocar grama no restante do terreno. Quantos metros quadrados de grama Julia deverá comprar? (Use π = 3,14).
a) 68,44 m²
b) 90 m²
c) 42 m²
d) 20,44 m²
1. Inicialmente o aluno deverá resolver a questão de maneira individual. O tempo para a realização desta atividade deverá ser acordado com os alunos, no entanto, é importante não exceder os 10 minutos nesse primeiro momento.
2. Após a resolução da questão, de maneira individual, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Dependendo do resultado, a aula pode seguir de maneiras distintas.
a) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for entre 30 e 70%:
O professor deverá direcionar os alunos a formarem equipes de no máximo 4 participantes. Devendo orientá-los a conversarem entre eles, sobre a resolução da questão, de modo que tentem convencer um ao outro de que sua resposta é a correta.
Atenção! Professor, no ato da formação das equipes, certifique-se de que pelo menos um componente de cada equipe tenha acertado a questão.
O tempo para a conversa entre os colegas não deve exceder os 5 minutos.
Após o diálogo entre os participantes o professor deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, desta vez a mesma resposta para a equipe. Utilizando o mesmo aplicativo.
Após a resolução da questão, em equipe, o professor deverá verificar os resultados dos alunos em uma tabela fornecida pelo Socrative. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.
b) Se o percentual de acertos dos alunos, na resolução da questão, for menor que 30%:
O professor deverá retomar a revisão sobre as Áreas do retângulo, trapézio e do círculo, de maneira mais detalhada, visando sanar as dúvidas dos alunos. Podendo ainda, fazer uma revisão sobre as operações básicas da Matemática.
Em seguida, o docente deverá disponibilizar a mesma questão, ou outra similar a esta, para que os alunos respondam, de maneira individual. Independentemente do resultado, o docente deverá explicar a resolução da questão, com a colaboração dos alunos e, em seguida, disponibilizar outra questão sobre o mesmo tópico do assunto, se julgar necessário, ou poderá partir para outro tópico.