Para a realização das atividades utilizando a Gamificação, o docente deverá disponibilizar os conteúdos, Área e Perímetro de figuras geométricas planas, com antecedência aos alunos, que deverão realizar seus estudos previamente. Salientamos que os conteúdos devem ser disponibilizados em diferentes formatos, como slides, PDF, podcast, videoaula, indicações de sites, entre outros, para que o aluno possa escolher o que mais lhe agrada e/ou melhor se adéqua a sua realidade, e assim possa realizar seus estudos de maneira livre e confortável.
Enfatizamos ainda que, o conteúdo precisa ser disponibilizado com até uma semana de antecedência, para que o aluno tenha tempo de estudá-lo. Sugerimos a construção de um mural no Padlet, pois assim o aluno terá acesso aos conteúdos em qualquer hora, e espaço físico, que tenha internet, para realizar seus estudos.
É importante lembrar que esta sequência de atividades, dividida em três blocos, contém questões simples e objetivas, nas quais os níveis de dificuldade vão subindo gradativamente. Além disso, cada questão, dentro de cada bloco de questões, serve de pista para a questão posterior. Inclusive, estas podem ser facilmente adaptadas pelo professor da disciplina de Matemática, conforme a necessidade apresentada. Para a realização desta sequência de atividades sugerimos o uso do Kahoot. Contudo, salientamos que o professor pode utilizar o aplicativo de gamificação que mais lhe convém.
Professor, para a realização das atividades contidas neste bloco, os alunos precisarão ter noções de: Tipos de Polígonos; Perímetro; e Circunferência. Como esses conteúdos serão disponibilizados aos alunos, e estudados previamente, no momento da aula o professor realizará uma revisão rápida, sobre os tópicos a serem abordados. Podendo esta acontecer, a partir da utilização de slides. Na sequência, disponibilizará o bloco de atividades, por meio do Kahoot, para que aconteça a Gamificação.
Professor, para a realização das atividades contidas neste bloco, os alunos precisarão ter noções de: Áreas de figuras triangulares e de quadriláteros. Como esses conteúdos serão disponibilizados aos alunos, e estudados previamente, no momento da aula o professor realizará uma revisão rápida, sobre os tópicos a serem abordados. Podendo esta acontecer, a partir da utilização de slides. Na sequência, disponibilizará o bloco de atividades, por meio do Kahoot, para que aconteça a Gamificação.
Professor, para a realização das atividades contidas neste bloco, os alunos precisarão ter noções de: Áreas de figuras circulares e de quadriláteros. Como esses conteúdos serão disponibilizados aos alunos, e estudados previamente, no momento da aula o professor realizará uma revisão rápida, sobre os tópicos a serem abordados. Podendo esta acontecer, a partir da utilização de slides. Na sequência, disponibilizará o bloco de atividades, por meio do Kahoot, para que aconteça a Gamificação.