Este site é fruto de uma pesquisa realizada durante o Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, intitulada: METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: CAMINHOS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO. Esta, teve como objetivo principal, verificar as potencialidades e limitações dos aplicativos de celular na aprendizagem de Área e Perímetro, por meio das metodologias de aprendizagem ativa.
Neste ambiente virtual, contém sugestões de atividades que relacionam o uso de metodologias de aprendizagem ativa, em conjunto com Tecnologias Digitais Móveis, com a resolução de situações que envolvem os conteúdos: Área e Perímetro de figuras geométricas planas.
Com a intenção de facilitar a compreensão da nossa proposta pedagógica, faremos uma explanação a respeito das metodologias de aprendizagem ativa, as quais têm sido bem discutidas no meio educacional, merecendo destaque no ensino e na aprendizagem de Matemática. Bem como, discutiremos e apresentaremos algumas Tecnologias Digitais, que foram utilizadas durante a pesquisa, que servirá como sugestões ao docente.
É importante destacar que a pesquisa foi desenvolvida de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19, com momentos síncronos e assíncronos. Os momentos síncronos eram realizados por meio da plataforma Google Meet, enquanto os assíncronos aconteciam via aplicativos, como o Padlet e o Whatsapp. Enfatizamos que as atividades propostas podem acontecer tanto de maneira remota, quanto em aulas presenciais.
Maria Zilanda
Licenciada em Matemática - FADIMAB
Licenciada em Física - UEPB
Especialista em Ensino de Matemática - FADIMAB
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - UEPB
Helber Almeida
Bacharel em Matemática - UFPB
Mestre em Matemática - UnB
Doutor em Educação Matemática - UNESP