A Matemática é uma ciência desenvolvida culturalmente, construída a partir da necessidade humana, por vários povos e civilizações. Dentro dessa ciência, encontra-se a Geometria, parte fundamental da Matemática para o desenvolvimento intelectual e humano em nosso planeta, devendo estar presente em todas as etapas da Educação Básica, principalmente no Ensino Médio, em que os alunos, além de se prepararem para exercerem a sua cidadania de maneira competente e eficaz, preparam-se também para a realização de estudos posteriores.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), afirmam que a Geometria ajuda a desenvolver o pensar matemático de maneira que o aluno possa observar o mundo e compreendê-lo, enfrentando desafios diversos e problemas que possam surgir à sua frente (BRASIL, 1998). Além disso, Lorenzato (1993) enfatiza que o conhecimento geométrico pode conduzir esse aluno a ser um sujeito questionador, que tenha a curiosidade e a coragem de investigar e buscar novos conhecimentos, cabendo ao professor saber ensinar, ajudando-o a sanar suas inquietações, de modo que desenvolva uma aprendizagem que tenha significado.
As Orientações Curriculares Nacionais, ainda enfatizam a importância da Geometria no processo de ensino e aprendizagem, de modo que o ensino desses conteúdos possibilite o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudem o aluno a resolver situações problemas em seu cotidiano (BRASIL, 2006).
O domínio do conhecimento matemático, é de suma importância, principalmente para a compreensão e resolução dos mais variados problemas, sociais, tecnológicos e ambientais, que assolam a humanidade.
No entanto, quando se trabalha esse conhecimento de forma isolada, dividido em conteúdos como Álgebra, Geometria, Aritmética, entre outros, pode dificultar ainda mais a compreensão do aluno, em relação à Matemática, desestimulando-o a continuar em seus estudos, pois muitas vezes não consegue relacionar os conhecimentos matemáticos estudados, ao seu cotidiano.
Assim, visando uma melhor compreensão da Matemática, bem como sua relevância para o desenvolvimento da humanidade, já no final do século XX, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o estudo de conhecimentos matemáticos por blocos de conteúdos, apresentando-nos quatro blocos, a saber: Números e Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; e, Tratamento da Informação. Os quais, precisam ser estudados durante toda a Educação Básica, de maneira articulada.
Semelhante aos PCNs e, visando ampliar ainda mais a compreensão dos conhecimentos matemáticos, em relação ao cotidiano do aluno, em pleno século XXI, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também nos apresenta esses conhecimentos, agrupados em cinco unidades temáticas, são elas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística. É importante ressaltar que, nos PCN os conteúdos de Geometria estavam no bloco Espaço e Forma, enquanto na BNCC, os conteúdos geométricos formam a unidade temática Geometria. Contudo, os conteúdos geométricos, Área e Perímetro, também estão na unidade temática, Grandezas e Medidas, esta que permanece da mesma forma, relacionando-se a outros blocos e/ou unidades temáticas, como Números e Geometria, entre outros que estão fortemente ligados aos acontecimentos reais da vida cotidiana do aluno.
Os conhecimentos que envolvem Área e Perímetro, são muito utilizados no cotidiano das pessoas, seja na construção civil, na verificação das medidas de um terreno para a construção de um imóvel, na quantidade de tinta a ser comprada para pintar uma parede. No ramo da moda, as costureiras também precisaram verificar a quantidade de tecido para fazer determinada roupa, entre tantos exemplos que podemos citar.
Assim, os conceitos de Área e Perímetro têm sua importância, e precisam ser estudados e compreendido pelos alunos deste século, principalmente da Educação Básica, já que esse conhecimento ajuda na formação de um cidadão consciente, e crítico. Neste sentido é importante construir, junto ao aluno, o que são esses conceitos, enquanto grandezas geométricas, bem como tratar com eles que, o ato de medir é comparar duas grandezas. Mostrando, contudo, que essas grandezas precisam ter a mesma natureza, ou seja, se estamos medindo comprimento, a comparação deve ser com outro comprimento padrão, se a medida a ser comparada for de uma área qualquer, é necessário utilizar outra área como medida padrão para compará-las.
Desse modo, é importante que o aluno saiba que não se pode medir uma determinada grandeza se elas forem de naturezas diferentes, pois isto se configuraria em um erro. É importante que eles compreendam também que, enquanto a unidade padrão do comprimento é o metro (m), a unidade de área padrão é um quadrado de lado unitário, ou seja, o metro quadrado (m2). Enfatizando, contudo, a relevância da utilização dessas unidades de medidas, de modo a obter uma resposta completa em relação à resolução de questões que envolvam esses conteúdos.